sábado, 19 de fevereiro de 2011

As pessoas não percebem que todo tímido morre por um pouco de atenção?



As pessoas não percebem que todo tímido morre por um pouco de atenção?


Transtorno de Personalidade Histriônica ou Histérica (TPH) 
é uma desordem de personalidade (incluída no grupo B "dramáticos, imprevisíveis ou irregulares" - Borderline, Histriônica, Anti-Social e Narcisista), representada por pessoas dramáticas, exageradas, sedutoras, que tendem a chamar atenção para si mesmas e controlam pessoas e circunstâncias para conseguirem o que querem - manipuladores. 
É um distúrbio de personalidade que pode ocorrer concomitante ao Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline) e, por isso, compartilham várias características em comum. Além disso, histriônicos têm uma probabilidade maior de adquirir depressão do que a maioria das pessoas.

Muitas das pessoas desejam ter admiração de outros, mas pessoas com personalidade histriônica têm uma necessidade doentia e constante de atenção, engajando-se sempre em comportamentos excessivos para atrair atenção para si, com frequente dependência de aprovação e elogios de outros para se sentirem bem. Sua relação com o sexo oposto com frequência é caracterizada pela necessidade de sedução, sobretudo nas relações afetivas autênticas. Erotizam suas relações sociais, mesmo as inapropriadas; eles têm sempre uma imensa vontade de seduzir. Entretanto, histriônicos tendem a evitar relações afetivas autênticas, profundas e íntimas (ex.: namoro).
Pessoas histriônicas não conseguem viver sem atenção. Carentes, elas acreditam que só são felizes com pessoas dando atenção a elas a todo instante, e acham que outros irão dar atenção apenas se agirem por extremos caminhos. 
Eles se consideram um "nada", caso fiquem sem atenção. 
Esses indivíduos têm profundos sentimentos de aborrecimento e tristeza caso se sintam ignorados, excluídos, rejeitados ou abandonados e ficam mal humorados facilmente se percebem que as pessoas não o responderam positivamente. 
Além disso, eles tendem a entreter as pessoas para estas não notarem seus pontos fracos e acreditam que animando, divertindo ou ajudando outras pessoas, apenas assim receberão atenção. 
Por vezes, são egoístas porque tendem a apenas fazer algo que tenha recompensa (ex.: afeto e atenção) e, de preferência, imediata; eles podem ajudar outras pessoas, fazendo-se de caridosos ou humildes pois sabem que assim terão atenção recompensada; ou então mostrar-se interessados por determinada pessoa apenas porque sabem que esta dará a atenção de que necessitam, mas quando cansam ou enjoam, tendem a deixar esta pessoa. 
Isto ainda é reforçado pelas oscilações do humor e opiniões de que histriônicos sofrem. 
Por vezes, confundidos com borderlines, os indivíduos histriônicos têm uma grande labilidade emocional marcada por instabilidade do humor e das emoções, muitas vezes estas expressas de forma exagerada mas superficial. 
Facilmente, de um humor animado, decaem ao choro, mau humor e depressão, bem como tendem a ser estressados podendo ter ataques de fúria incontrolável por se irritarem por qualquer coisa. 
Algumas vezes, essa grande instabilidade e exagero das emoções contribuem para se aparecerem mais.
De forma geral, a personalidade histriônica tem uma grande imaturidade emocional. 
Essas pessoas crescem fisicamente, mas por algum motivo, deixam de crescer emocionalmente e se estacionam nessa imaturidade, como se emocionalmente fossem eternas crianças. 
Contudo, diferente da imaturidade emocional causada por uma "superproteção" que pode ser revertida, nos transtornos de personalidade onde essa característica imatura está presente (histriônica, borderline, narcisista e anti-social), é muito difícil de ser amadurecida, exatamente porque os traços e modo de viver dessas pessoas são muito inflexíveis e desajustados, causando evidentes prejuízos e caracterizando, assim, um distúrbio de personalidade. 
Esses indivíduos podem chegar aos 15, 20, 30 anos e, mesmo assim, continuam imaturos afetivamente. 
As características mais evidentes de imaturidade emocional encontrada em histriônicos podem ser a impaciência e imediatismo, inconstância, instabilidade emocional, atitudes infantis, impulsividade, baixa tolerância à rotina e monotonia, deixar-se levar facilmente pelas emoções e intuição, vaidade, ciúmes em excesso, necessidade constante de atenção apenas para si, hedonismo, egocentrismo e egoísmo, dramatismo, intolerância às frustrações e decepções, devaneios românticos, relacionamentos superficiais, hipersensíveis - sentem-se facilmente feridos emocionalmente, fazem manipulações para conseguirem o que querem, tendência a acreditar que todos querem o seu mal, não conseguem ficar só, sem atenção e são pessoas com emoções à flor da pele, frequentemente desencadeando, por coisas de pouca importância, grande exagero ao expô-las (emotividade excessiva: acessos de euforia ou riso, chorar demais e facilmente, crises de mau humor bem como ataques de raiva ou irritabilidade).

Eles têm sempre uma atitude para atrair atenção, prazer e sedução e têm uma capacidade de mudar comportamentos em função do que aqueles esperam dele. Indivíduos com esse distúrbio, ao contrário de narcisistas, necessitam de uma autovalorização narcisista, pois muitas vezes têm uma imagem desvalorizada de si mesmo, são hipersensíveis e inseguros.

Essas pessoas são tidas frequentemente como os animadores, enérgicos e outras pessoas frequentemente apelidam-nas como "loucas", por vezes efusivos e pueris, podem gesticular e rir muito, sem controle, típico comportamento exuberante e chamativo. 
Esse comportamento, entretanto, é superficial sobretudo ao conhecer novas pessoas e circunstâncias e pode mudar drasticamente por conta da instabilidade das emoções e opiniões do histriônico, bem como a tendência à depressão
Na verdade, eles vivem a tentar entreter outras pessoas, porque acham que assim vão ter a atenção de que tanto necessitam e frequentemente podem demonstrar excessivo aborrecimento, ciúmes ou rancor caso percebam que outra pessoa está tendo mais atenção que eles. 
São pessoas literalmente exageradas em seu comportamento, sentimentos, emoções, falas etc. tanto que às vezes as outras pessoas podem achar que histriônicos são falsos ou fingidos, ocasionalmente, os outros têm dificuldade em nutrir confiança por histriônicos, estando sempre a duvidar, contudo, a verdade é que indivíduos com o transtorno demonstram em exagero o que realmente sentem (alegria excessiva, tristeza exagerada, raiva em excesso, ciúmes intenso, dor insuportável etc.) ou pensam, dando uma pseudo-aparência de fingimento.

Histriônicos, sobretudo as mulheres, frequentemente têm um comportamento tão extravagante que muitas vezes oscilam entre o cômico e a cólera
Por mais simpáticas e animadas estejam, com muita frequência, as mulheres histriônicas de repente podem ser tidas como barraqueiras, armadoras de confusão e provocações de brigas, pois podem expor excessivamente, sem nenhuma vergonha, suas emoções como a raiva ou cólera, por poucas de pouca importância (fazem tempestade em copo d'água), levando sempre em consideração ser o centro das atenções. 
Por vezes, esse comportamento chamativo e exagerado faz se expor às situações de sérios riscos. 
Geralmente esse tipo de comportamento é desencadeado por coisas pouco significantes que são tidas para o histriônico como algo de grande importância, como se "tudo o tirasse do sério", mas sempre colocando em conta ter todos os olhares centrados em si. 
Por exemplo, eles podem armar confusão por ciúmes com amigos, namorados etc.; bem como arranjar brigas, em um banco, por um simples atraso de atendimento. 
Esse tipo de comportamento também pode ser encontrado nas pessoas com transtorno de personalidade limítrofe (Borderline), transtorno explosivo da personalidade e transtorno de personalidade anti-social (sociopatia), contudo, a principal característica que os difere, é o fato que histriônicos além de exibirem suas emoções com grande exagero, sempre tendem a querer concentrar os olhares em si, a partir desse tipo de atitude.
Histriônicos são carentes eternos de afeto (este freqüentemente não recebido corretamente na infância, por algum dos pais) e procuram incansavelmente carinho e atenção, podendo manipular todos ao redor para este fim com variadas formas possíveis, sendo que ser o centro das atenções, para eles, é a melhor forma de receber carinhos e elogios. 
Eles são donos de uma personalidade emocionalmente imatura: têm uma labilidade emocional marcada por instabilidade do humor, comportamento e opiniões; são inconstantes e não conseguem se manter estáveis por um longo período de tempo, além disso, não lidam com a monotonia e regras e facilmente tentam contornar ou ignorar situações de rotina. 
Estão sempre a mudar, hora são uma coisa, hora são outra. 
Egocêntricos, exigentes, exagerados e impulsividade evidente com uma severa dificuldade em tolerar frustrações e adiantamentos; impacientes e imediatistas, não suportam esperar. 
Além disso, outra característica típica do histrionismo, é o comportamento teatral que eles têm. 
As outras pessoas costumam ter uma forte impressão de fingimento nas falas, opiniões, emoções e comportamento do histriônico, como se estivessem fingindo ou forçando o que falam, o que sentem, o que fazem.
Pessoas com esse distúrbio têm uma intensa instabilidade das emoções e do comportamento, além de frequentes distorções da imagem corporal (ex.: se achar muito gordo, muito magro, ou com defeitos imaginários com uma tendência elevada a desenvolver desordens como anorexiabulimiavigorexiatranstorno dismórfico corporal, etc.). 
Eles têm uma baixíssima tolerância às frustrações e facilmente se entendiam com rotinas, podendo começar um projeto entusiasmado, para depois não continuá-lo mais ou então começar outro evento sem ter terminado o anterior. 
Isto é facilmente notado através de seus relacionamentos, sentimentos por objetos e pessoas, gostos, trabalho e comportamento. 
Nos relacionamentos, por exemplo, eles podem enjoar e trocar facilmente de amigos ou até de cidade; podem gostar de uma coisa e depois, sem nenhum motivo, não gostar mais; nos estudos, eles podem mal começar para depois abandoná-los facilmente e, no trabalho, podem não durar muito tempo no cargo. 
Essa característica, entretanto, se difere das pessoas com Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline) pelo fato de que histriônicos não costumam serem extremos, ou seja, não idealizam excessivamente uma pessoa recém-conhecida para depois, com abandono real ou imaginado, desvalorizá-la rapidamente (característica limítrofe). Até porque Borderlines costumam manter relações instáveis, profundas e intensas mesmo com pessoas recém-conhecidas, enquanto histriônicos tendem a ter relacionamentos instáveis mas superficiais tanto que, geralmente, pessoas que pouco conhecem histriônicos não vêem muita coisa de anormal em seu comportamento, pelo contrário, histéricos costumam aparentar ser simpáticos, animados e, as mulheres, excessivamente sedutoras para os homens, encantando facilmente outras pessoas e pessoas extremistas (como Borderlines) podem apaixonar-se facilmente, logo no primeiro encontro, por histriônicos pela sua fácil arte de sedução. 
Contudo, para as pessoas com as quais histriônicos mantêm relação mais profunda - como familiares, melhores amigos, cônjuge ou namorado - os sintomas do distúrbio (dramatismo excessivo, teatralidade, manipulação, instabilidade intensa, busca contínua por atenção, vaidade etc.) tornam-se exageradamente evidentes. 
Tanto que pode ser comum manterem com os outros um relacionamento superficial, enquanto com a família podem ser completamente diferentes, como terem um grande ressentimento ou mau humor. 
Uma das semelhanças entre personalidades histriônicas e borderlines talvez seja exatamente a grande carência afetiva compartilhada por ambos os transtornos. 
A grande diferença são os meios por quais tais indivíduos buscam vencer essa suposta falta de carinho e atenção. Borderlines, além dos outros principais sintomas, tendem a ser pessoas que se sentem irritadiças e merecedoras de cuidados especificamente de pessoas muito íntimas (ex.: cônjuge, namorado, familiares), mas não exigem ser o "centro" das atenções a todo momento, enquanto histriônicos tentam encobrir a carência afetiva por caminhos muito extremos e dramáticos, a todo instante. 
Quando estão se sentindo muito sozinhos e sem atenção, as duas personalidades podem manipular as pessoas fazendo tentativas de suicídio ou ameaçar que vão morrer apenas para terem atenção e carinho recebidos para si. Contudo, esse tipo de atitude, é muito mais frequente em histriônicos que borderlines, porque limítrofes tendem ao suicídio não para chamar atenção, unicamente. Caso histriônicos percebam que suas manipulações não são bem sucedidas (ex.: as pessoas não acreditam), eles podem ter ataques de raiva ou ter atitudes muito mais dramáticas e extremas, a ponto de fazer a culpa ser sentida em todas as pessoas ao seu redor que não acreditaram, por exemplo, em suas falsas ameaças de suicídio que levaria à pena, atenção e carinho para com o suposto suicida. 
Histriônicos estão sempre a mudar conforme cenário que, na maioria das vezes, tornam-se tão instáveis que podem chegar a um momento que não sabem mais nem quem realmente são, quais são suas reais preferências, comportamentos e, de forma geral, sua própria personalidade
Encenam e mudam tanto que às vezes chegam a acreditar em suas próprias encenações; tornam-se muito inconstantes e sem um modo estável de ser. Exatamente por isso, o conflito interno nesses pacientes é enorme: mudam de planos e objetivos a toda hora, identidade, relacionamentos, gostos, aparência física, sentimentos e até preferência sexual, queixando-se sempre de incompreensão por parte de outras pessoas.
 Essa confusão interna é tão grande que por vezes leva à dissociação (ex.: amnésia psicogênica, transtorno múltiplo da personalidade), negaçãorepressãodepressão e à histeria.

Histriônicos podem usar a aparência física para atrair atenção para si próprio, por isso, são excessivamente preocupados com sua estética, vaidosos ao extremo e geralmente exibem uma aparência diferente, extravagante podendo gastar muito tempo e dinheiro com produtos para cabelo, acessórios, maquiagem, roupas etc. Compartilhando também muitas características com o Transtorno de Personalidade Anti-Social (Sociopatia), com frequência, exibem também uma aparência e/ou comportamento manipulativo: sedutor ou emocional, mas muito especialmente sedutor e provocante o que faz com que possam ser rotulados erroneamente como "tarados ou vulgares"; podem se vestir dessa maneira em situações não apropriadas (ex.: usar roupas ousadas para o trabalho). Resultado de uma imaturidade emocional, as mulheres histriônicas estão sempre querendo chegar numa perfeição física que, de certa forma, acaba tornando-a fútil, pois é obcecada pela beleza com o principal objetivo de seduzir; elas têm uma hiper-feminilidade com uma acentuada tendência a despertar desejo dos homens e geralmente fazem de tudo para impressionar o outro ao ponto de vista estético e sedutor. É comum mulheres com o transtorno de personalidade histriônica terem como passatempo predileto provocar sensualmente homens, por exemplo, a fim de atraírem o maior número de olhares possíveis para si. Camuflam por trás desse comportamento chamativo ou provocante, a necessidade de se sentirem amadas. 
Esses indivíduos são pessoas que buscam constantemente elogios, empenhando-se excessivamente em impressionar aos outros com sua aparência física. Esta frequentemente é chamativa, sexualmente provocativa e as interações com outras pessoas são muitas vezes provocativas sexualmente, por vezes inadequadas. 
As mulheres histriônicas são muito sedutoras, facilmente entram em jogos de sedução, usam roupas provocativas (decotes, vestidos, roupas curtas e extremamente femininas) em variados contextos e, muitos deles, são inapropriados.
 Elas têm uma perceptível preocupação excessiva com sua aparência física e temem "ficar feias"; podem gastar muito tempo olhando-se ao espelho, cuidando dos cabelos e pele, retocando a maquiagem etc. e parecem sempre colocar a atratividade física em primeiro lugar. 
Além da aparência atraente, têm atitudes e comportamentos sedutores facilmente manipulando pessoas do sexo oposto. 
As histriônicas podem seduzir não apenas as pessoas pelas quais demonstram um interesse sexual ou romântico, mas também seduzem outros indivíduos de variados relacionamentos sociais bem como profissionais, desde melhores amigos até médicos, dentistas, chefes de trabalho, mestre, professor etc. 
É notável também, pela exímia capacidade em "interpretar personagens", histriônicos podem representar papéis de desatentos, bobos ou ingênuos, contudo, quando se trata de pensar em inúmeras formas para manipular, como seduzir, são verdadeiros habilitados. 
Na realidade, assim como anti-sociais, sempre em busca de novas excitações e novidades, vivem a escolher uma "vítima" para seduzir; quando enjoam, se cansam desta ou percebem que não são mais o centro das atenções dessa pessoa, procuram outra. 
No caso dos histriônicos, a verdadeira intenção é sempre receber elogios e atenção a todo momento. 
Quando não recebem elogios ou percebem que não despertam a atenção dos homens, por exemplo, as histriônicas podem ficar deprimidas em demasia. 
Além disso tudo, pessoas com a desordem histriônica com seu comportamento e aparência frequentemente chamativos e atraentes costumam encantar facilmente pessoas em sua volta, como também fazer com que conhecidos ou amigos ciumentos afastem-se deles por achar erroneamente que a histérica irá seduzir, por exemplo, o namorado da amiga.
São casos muito comuns entre pessoas com esse tipo de personalidade, entretanto, por mais que elas andem sempre provocativas sexualmente, nem sempre é a verdadeira intenção seduzir determinada pessoa e, por isso, com frequência erotizam até relações não-sexuais. É o caso da histriônica que erotiza sua relação com o seu chefe de trabalho, seu professor, seu médico etc. 
De forma geral, histriônicos, assim como anti-sociais tendem a usar a aparência física sexualmente sedutora para conseguir o que querem, fazendo sempre "joguinhos de sedução" a fim de manipular. 
O comportamento sedutor da mulher histriônica é tão intenso que não obstante essas mulheres vivem muito mais vulneráveis a ataques sexuais, assédios bem como atentado ao pudor, abusos e estupros. As adolescentes histriônicas - especialmente, por volta dos 17, 18 anos, quando os traços histriônicos estão bem evidentes - frequentemente têm de ouvir avisos e preocupações de seus pais, a respeito de sua aparência física sexualmente provocativa. 
Isto acontece porque a histriônica sempre erotiza suas relações, mesmo as que não deveriam ser erotizadas; são verdadeiras manipuladoras: além de aparência, gestos, palavras e posturas extremamente eróticas, elas ainda podem ser completadas com suas dramatizações e teatralidade, muitas vezes exagerando emoções pouco sentidas ou até nem se quer vivenciadas, podem aparentar grande amor ou paixão, embora isso realmente não aconteça; as emoções são sempre demonstradas de forma excessiva, tendendo sempre à intimidade exagerada, mesmo quando esta nem existe. 
O principal objetivo das mulheres histriônicas é sentir-se desejada e muito atraente para o sexo oposto o que leva, às vezes, o despertar intenso de desejos sexuais nos homens, ficando muito mais vulneráveis a psicopatas e estupradores em geral, porque elas se "modulam" sexualmente conforme suas "vítimas". 
Como o que as mulheres histriônicas - e histriônicos em geral - querem é atenção e desejo para si, podem passar às vezes a imagem de que usam os homens, por exemplo, apenas para fins sedutores. Por vezes, uma bela histriônica (cuida e preocupa-se sempre em excesso com sua aparência física sexualmente sedutora) provoca e seduz um homem, embora ela não queira de verdade uma relação sexual ou afetiva; frequentemente essas mulheres "interrompem" o entusiasmo do outro parceiro, afinal, seu único objetivo era apenas sentir-se desejada, atraente e com atenção. De maneira geral, seduzem com intensa feminilidade ao tempo que podem demonstrar-se difíceis (para despertar ainda mais desejo do homem), para depois, nem sequer ter um relacionamento sexual ou amoroso concreto. Isso, mais uma vez, deixa as histriônicas muito mais expostas a crimes sexuais. 
Além disso, as mudanças rápidas e superficiais na expressão das emoções podem levar à portadora deste transtorno demonstrar grande paixão por seu parceiro, para imediatamente demonstrar desinteresse marcante na relação, levando à raiva e frustração do parceiro. 
drama é a característica principal do transtorno, sendo este usado frequente e exageradamente. Pessoas com a desordem de personalidade histriônica, por certos motivos (biológicos, familiar, ambiental etc.), têm uma sensibilidade muito maior que outras pessoas quanto ao receber emoções, sentimentos, opiniões, comportamentos, pensamentos etc. 
Ou seja, é como se histriônicos sentissem e vivenciassem tudo de forma profunda e exagerada, como se tivessem perdido na personalidade, em algum momento de sua vida, a capacidade de medir a intensidade das coisas. 
Tudo machuca o histriônico e isso com frequência leva à depressão
Por isso, é frequente idéias paranóides fruto de uma percepção exagerada e, às vezes, distorcida. 
De outra forma, pode-se representar isto através de uma metáfora: espetando levemente a pele de uma pessoa normal, esta dirá que quase não sentiu nada; diferente da pessoa histérica que se espetada com o mesmo objeto e na mesma intensidade, tende a dizer que o objeto espetado a feriu muito e dói terrivelmente ou que irá matá-la. Exatamente por isso, as decepções e frustrações comuns na vida de qualquer pessoa, são, para o histriônico, praticamente insuportáveis, pois eles sentem tudo de forma intensa. 
Qualquer palavra ou gesto gentil destinados a essas pessoas podem machucá-las, pois podem ser entendidas de forma exagerada ou errada, o que gera frequentemente paranóias. Logo é perceptível que são excessivamente inseguros.
 O término de um relacionamento pode ser "o fim do mundo" para o histérico, o atraso de um telefonema do namorado, por exemplo, pode levar a histriônica ao choro com a idéia de que "ele não gosta dela", ou que "está fazendo de propósito"; bem como as palavras e gestos de uma pessoa muito especial para uma histriônica, por exemplo, podem ser entendidas erradas e levarem-na ao choro, ao achar que está "sozinha", que "ninguém a quer", que "ninguém a ama" ou que "é feia" etc. - típicas frases de dramatismo histriônico - e ainda sempre sentem que são injustiçadas e criticadas, mesmo quando não o são. 
Essas pessoas tendem a exagerar até seus relacionamentos e quando amam, amam excessivamente e por se ferirem facilmente, a rejeição ou o fim do relacionamento pode ser de extrema dificuldade de aceitação para elas, vendo frequentemente seu "mundo desabar" e podendo entrar numa profunda depressão. E então quando resolvem expor seus sentimentos e emoções são tachados de hiperexagerados, dramáticos. 
Isso tudo, pode acabar levando a pessoa com o transtorno às manipulações, como emocionais ou sedutoras. 
As emocionais podem ser citadas como ameaças e tentativas de suicídio (dizer que vai morrer, que vai se matar ou até mesmo tentar, bem como suicídio completo); e as manipulações sedutoras podem ser citadas as variadas formas de provocação que geralmente essas pessoas usam, como a preocupação excessiva com a beleza física, vestir-se provocativamente e erotizar relações não-sexuais. 
Na maioria das vezes, o drama é usado para chamar atenção para si, de forma inconsciente e em geral essas pessoas nunca reconhecem o uso exagerado da emocionalidade, muito menos se dão conta de que fazem papel de "vítima" ou "coitado". 
A causa dessa constante chama pela atenção (que resulta no dramatismo), está na carência afetiva imensa que o histriônico sofre.

Eles frequentemente fazem atos ou comentários muito dramáticos diante das pessoas e exageram suas emoções e expressões, aparentando não ser algo sincero até porque suas expressões são frequentemente exageradas mas excessivamente rápidas, por isso, se magoam ou se irritam facilmente e, diante de uma crise de riso, por exemplo, caso alguém faça-lhe um mau comentário, eles podem expressar-se rapidamente tristes, para em seguida, com a remissão do comentário, mostrarem-se bem humorados novamente. 
São muito sensíveis às críticas e necessitam da atenção, aprovação e elogios de outros para se sentirem bem. Incluindo também nos atos dramáticos, eles podem exagerar sintomas, doenças ou então estar sempre a reclamar ou dizer novos sintomas que nunca se define a causa, a fim de manipular ou chamar atenção para si. Entretanto, esses também são sintomas de histeria nem sempre provocados intencionalmente.

São pessoas muito emotivas, exageram suas emoções e sentimentos sendo que com frequência demonstram sentimentos ou emoções não apropriados publicamente e de forma inadequada, por exemplo, podem demonstrar profundo sentimento de ciúmes, frequentemente constrangindo amigos, namorado ou até pessoas por qual não têm nem se quer laços afetivos correspondido. 
Podem também abraçar com ardor excessivo amigos, falar muito alto em público, fazer escândalos, rir em exagero, gritar ou chorar excessivamente, entre outras "cenas teatrais" que podem envergonhar seus amigos. 
Além disso, eles podem fazer demonstrações públicas excessivas, como por exemplo, colocar apelidos em pessoas recém-conhecidas, chamá-la como "minha amiga" logo ao acabar de conhecer, etc. Isto geralmente acontece porque histriônicos costumam a considerar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são; estabelecem novos relacionamentos com facilidade, entretanto, sempre de maneira superficial.

Por mais que o estereótipo do histriônico seja um eterno animado, nem sempre eles reagem dessa forma para concentrar todos os olhares ao redor de si; as pessoas tendem a associar que pessoas muito extrovertidas estão sempre a chamar atenção, enquanto que as mais reservadas ou introvertidas, pouco se importam com atenção ou elogio, mas, pelo contrário, a maioria dos histriônicos superficialmente é simpática, entretanto, podem não demonstrar suas características histriônicas para pessoas com pouca intimidade, porque indivíduos com o transtorno têm dificuldades em estabelecer relações profundas e íntimas. 
Eles, na verdade, dissimulam tão bem seus papéis teatrais que muitas vezes as pessoas nem se quer desconfiam, e acreditam que são pessoas com comportamento aparentemente normal. 
Contudo, as manipulações emocionais e sedutoras estão sempre a ser bem feitas e quase sempre imperceptíveis no momento; o que frequentemente os outros percebem diretamente é que são pessoas carentes, dramáticas e muito atraentes sexualmente. Já, por exemplo, pessoas com relações mais próximas como as que moram junto ao histérico, percebem muito mais o comportamento inflexível e desviado. 
O que é muito notável no comportamento histriônico, é exatamente a modulação de papéis que fazem em cada momento que acham conveniente. Isto quer dizer que nem sempre usam um mesmo comportamento, como simpático, palhaço ou animado para atrair atenção para si; eles podem, pelo contrário, aparentar-se deprimidos, tímidos, retraídos; antipáticos, metidos ou agressivos, rebeldes, estressados e explosivos se assim achar que vão atrair atenção e carinho para si. Ou seja, interpretam um papel a cada cenário que acham necessário: um momento podem estar extrovertido, engraçados, animados; outra hora podem estar irritados, isolados socialmente, quietos, deprimidos ou tímidos. O que importa, para eles, independe do comportamento extravagante e barulhento mas sim o quanto vão receber de atenção.

Outras características perceptíveis do histriônico é o fato de serem pessoas muito exigentes e sempre tentam colocar a culpa em outros. São muito dependentes emocionalmente e vivem a exigir atenção de outros. 
O importante é notar a excessiva cobrança de atenção a todo segundo. Reclamam a todo instante que "ninguém está a dar atenção o suficiente para eles" e acusam seus amigos, por exemplo, de deixá-lo triste por não se importar com ele. 
Facilmente sentem um sentimento de angústia e falta de carinho, entrando em depressão de maneira muito rápida. 
Em geral, são muito inseguros e a todo momento sentem que precisam de mais e mais atenção (mesmo que isso ocorra), como se a atenção que as pessoas dessem, não fosse totalmente o suficiente; histriônicos precisam a toda hora estar a receber carinho e atenção somente para eles. Além disso, qualquer coisa que ocorra, o mais previsível é a tendência de colocar a culpa nos outros, isto vai desde conflitos até resolução de seus próprios problemas, ou seja, histriônicos frequentemente culpam outras pessoas, especialmente as mais próximas, como as culpadas de seus problemas, decepções e frustrações; seja de forma direta ou indireta, elas tendem sempre a contornar e achar um jeito de achar algo ou alguém como causador ou culpado. 
Na realidade, histéricos não têm maturidade emocional o suficiente para conseguir resolver tais problemas e, então, tendem sempre a culpar outros. Essa constante exigência de atenção e tendência a culpar outros com frequência faz com que afastem as pessoas, sobretudo amigos e pessoa com a qual se tem um relacionamento amoroso.

Nos seus relacionamentos amorosos as características histéricas se tornam muito evidentes e com frequência fazem "tempestade em copo d'água", levando sempre à instabilidade nos seus relacionamentos devida excessiva insegurança e necessidade intensa de atenção constante. 
Sempre representando um papel, como "a vítima", tornam-se pessoas exigentes de atenção e por isso exigem que seu parceiro corra excessivamente atrás deles, como se toda pessoa com que se têm relacionamento amoroso tivesse a obrigação de dar a atenção e carinho necessário de uma forma exagerada. Contudo, caso esta pessoa mostre-se indiferente, histriônicos podem sentir-se irritados, desconfortados ou mal-humorados, podem "enjoar" desta pessoa ou começam suas manipulações como acusações. 
Quase sempre histriônicos não conseguem ver a verdadeira intensidade das coisas e acabam entrando em conflitos ou depressão por coisas de pouca importância. Por isso, são dependentes emocionalmente, sendo que as frustrações amorosas podem levá-los a quadros de depressão profunda com eventual ameaça ou tentativa de suicídio (podendo ou não ser uma forma de chamar atenção).

Pessoas que são afetivamente plenas, são capazes de manter um relacionamento amoroso estável, mas isso não acontece com as pessoas portadoras da personalidade histriônica. A imaturidade emocional nos histriônicos impede o aprofundamento nas relações afetivas, frequentemente gerando infinitos desapontamentos e frustrações. Isso muitas vezes contribui para relações superficiais e pouca ênfase nas relações sérias ou íntimas.

Indivíduos histriônicos, a fim de conquistarem o carinho e a atenção dos outros, sobretudo daquelas pessoas na qual são mais apegadas e sentem um grande apreço, podem viver a entregar presentes para estas pessoas, mesmo em ocasiões não comemorativas (como aniversários, por exemplo). Isto frequentemente ocorre também nos relacionamentos amorosos, mesmo naqueles onde não há compromisso mútuo. É o caso da mulher histriônica que vive a presentear o homem que deseja, mesmo a saber que este não a ama. 
Na realidade, pessoas com essa desordem da personalidade, ao levar presentes, tendem a considerar mais importantes o carinho e a atenção recebida por levar o presente do que propriamente dita a relação que elas mantêm entre si. Ou seja, presentear seria uma forma de elogiar a alguém, mas na verdade, para histéricos isso significa uma forma de receber atenção para eles mesmos.

Além da necessidade constante de atenção, as pessoas com desordem de personalidade histriônica têm um egocentrismo evidente também nas satisfações, sobretudo as imediatas. Além de sempre tender a fazer e/ou começar tudo com final rápido e recompensa imediata, eles frequentemente podem dar impressão de pessoas egocêntricas que pouco se importam com outros. 
Quando algo os interessa, podem aparentar egoísmo e sem importância a outras pessoas como quem só está ali para receber algo em troca (atenção, por exemplo). Também por isso têm dificuldade em manter relações, ocasionalmente parecem fingidos ou mostram pouca preocupação para com outros. Além disso, como todo o grupo B de transtornos de personalidade, os histriônicos não conseguem tolerar exigências e cobranças rotineiras, por mais que eles mesmos façam isso aos outros.

Assim como a personalidade dependente e borderline, a personalidade histriônica exibe uma grande ansiedade diante das separações com outras pessoas, pois são os tipos de personalidade mais dependentes afetivamente e emocionalmente e tendem a facilmente se entendiar e, nos períodos que estão sós, sentem-se como se não tivesse nenhum amigo real e durante esse tempo tornam-se inquietos, ansiosos e os mestres das dramatizações, necessitando de muito carinho, pois sentem-se inesperadamente perdidos e carentes. 
Caso se sintam fora do centro das atenções e sozinhos, podem chorar. Nesse período todo, a reatividade entre a agitação e depressão é tão grande pois eles têm medo de serem abandonados e não serem mais o centro das atenções. 
Eles são eternos dependentes de alguma pessoa ou objeto de afeição, mas usualmente são inabilitados para sustentar uma relação, contudo, têm uma reação emocional excessiva às rejeições.
Além disso, uma característica que frequentemente está presente é o ciúmes
A personalidade histriônica, borderline e paranóide são as principais desordens da personalidade que estão mais propensas ao ciúmes excessivo. 
No caso dos histriônicos, eles querem sempre ser a atenção de todos e, caso isso não aconteça, pela hipersensibilidade que essas pessoas têm, tendem a se sentir excluídos e tristes facilmente, com muito ciúmes ao perceberem que outra pessoa está a receber mais atenção que ele. 
Na verdade, eles querem ter a atenção apenas para eles. Para isso, novamente fazem uso da manipulação, como a auto-dramatização, para terem mais atenção para si. 
De maneira geral, pessoas histéricas estão sempre atentas às outras pessoas, pensando em alguma forma de manipular para que estejam a todo momento no centro das atenções, caso contrário, facilmente ficam depressivas.

Esses indivíduos, não toleram que outras pessoas sejam "o centro das atenções", frequentemente demonstrando ciúmes, acessos de mau humor e acusações. 
Quando percebem que tais atitudes extremas não são bem sucedidas, ocasionalmente podem se afastar das pessoas que, para o histriônico, dá atenção apenas a uma outra pessoa e não para eles. 
Por exemplo, é caso da jovem histriônica que se afasta de seus antigos amigos, repentinamente, porque tem sensação de que estes deixaram de dar atenção para ela, para dar a uma outra pessoa. Por isso, a inconstância até nas amizades e relacionamentos dos histriônicos são frequentes, podem trocar de amigos facilmente.

Essas pessoas, assim como todo o grupo B de transtorno de personalidade, não gostam de ser contrariadas e reagem de forma excessiva quando contrariadas. Elas podem reagir com acesso de lágrimas, raiva ou agressividade e rebeldia excessiva; o histriônico frequentemente reage de forma teatral tendendo sempre aos choros, lágrimas, depressão e mau humor.

São pessoas egocêntricas e raramente mostram-se preocupadas para com os outros, principalmente com pessoas mais próximas como familiares e têm mania de não pensar antes de agir, frequentemente se precipitam por não saberem esperar devidamente. Impulsivas, falam rápido, querem fazer tudo rápido e, caso percebam que não dê para acabar logo determinado projeto, elas podem abandoná-lo rapidamente, ignorá-lo ou até mesmo nem começá-lo, dando uma forte impressão de pessoas preguiçosas, impacientes ou que desistem facilmente. 
Na realidade, são pessoas imediatistas com tendência a fazer apenas as coisas com recompensas imediatas, imaturas emocionalmente e muito instáveis. Além disso, vivem reprimindo suas emoções e sentimentos negativos, bem como desejos, fazendo assim com que ao passar do tempo tudo isso vá se acumulando até resultar-se notadamente em um acúmulo de sentimentos ou emoções negativas (ex.: raiva ou ódio em excesso por algo ou alguém), bem como a conversão dessas emoções em sintomas físicos - histeria, dissociações e até transtorno de personalidade múltipla.

Histriônicos, muitas vezes, encantam as pessoas com que travam conhecimento pela primeira vez, contudo, eles podem fazer esse encanto desaparecer gradativamente à medida que as pessoas vão conhecendo e se aproximando cada vez mais do histérico; ou seja, pessoas recém-conhecidas frequentemente têm uma ótima imagem do histriônico, mas se algum deles tornar-se amigo do histriônico, é muito notável a progressiva indignação que elas obtêm pelo fato de ao decorrer da intimidade, esses amigos percebem o agravamento das dramatizações, as inúmeras tentativa de controlar os outros com manipulações emocionais, sedução e dependência, e sobretudo a necessidade intensa de atenção e excessiva insegurança demonstrada com a exigência constante de elogios, atenção e carinho. 
Nos relacionamentos com amigos, frequentemente o histriônico faz o papel de "vítima", exigem atenção a todo momento e, caso percebam indiferença, fazem manipulações emocionais como dizer que vai se matar ou até mesmo tentar, e ficam deprimidos facilmente; nos relacionamentos amorosos, essas características tornam-se muito intensas, fazem papel de "carentes eternos de afeto", frequentemente apegam-se em excesso pelo(a) parceiro(a), muito ciumentos com grande insegurança, excessivamente manipulativos e dramáticos, qualquer palavra ou gesto pouco importante, é percebido pelo histriônico como motivo de se sentir muito feridos emocionalmente, com medo profundo de não receber atenção e apelam novamente para dramatizações (ex.: uma mulher tende a manipular o parceiro somente pelo fato de que este, por exemplo, anuncia que voltará para a casa; a histriônica se sente sem atenção e carinho, e abandonada) muitas vezes chegando até a passar mal fisicamente por qualquer coisa, fazendo uma grande tempestade por quase nada. Isso tudo tende a afastar a pessoa que pode se cansar de tanta exigência emocional e se sente sufocada porque muitas vezes os histriônicos querem ficar o tempo todo ao lado da pessoa, a fim de ser o principal centro das atenções do parceiro.

Assim como todos pacientes com desordem de personalidade, indivíduos com o transtorno de personalidade histriônico fazem uso excessivo e incorreto dos mecanismos de defesas, sendo os mais usados por histéricos a repressãonegaçãodissociação e transferência ou deslocamento. Contudo, reprimir emoções negativas ou sentimentos, bem como desejos é o mais frequente observado nessas pessoas. Além disso, eles também costumam generalizar e podem fazer um deslocamento de afeto, ou seja, quando o paciente transfere um afeto (sentimento ou emoção) de uma pessoa, para outra ou todas pessoas que não a primeira. Por exemplo, é o que ocorre num homem com transtorno de personalidade histriônica que se sente triste no trabalho quando percebe que seu chefe não o considera o centro das atenções; esse homem pode transferir raiva (que supostamente deveria ser expressada para o chefe) na sua esposa. 
 Outro exemplo também, é o caso da histriônica que, após uma frustração amorosa, cuja raiva foi reprimida para o homem amado, passa a sentir grande ressentimento ou ódio por todos os homens.

Pessoas com o transtorno de personalidade histriônica podem usar doenças ou acidentes para fazer com que o foco de atenção seja voltado para si. 
Muitas vezes glorificam doenças e podem se expor a riscos de saúde propositalmente, como se não se importassem com sua própria saúde, apenas para adoecer, porque tendem a acreditar que terão a atenção voltada para si e cuidado intenso caso estejam doentes. 
São pessoas que "gostam" de ficar doentes, podem exagerar os sintomas de suas doenças ou ainda podem, por exemplo, interromper um tratamento abruptamente quando percebem que já estão ficando bem. Isto também é evidente até mesmo em tratamentos psiquiátricos bem como psicoterapia, eles tendem sempre a abandonar o tratamento quando percebem que estão prestes a melhorar. Histriônicos também são propensos à hipocondria.

Nos pacientes histriônicos, o estilo cognitivo (memória, fala, linguagem etc.) há uma notável propensão à impressionalidade e superficialidade. 
Eles podem ter problemas em fixar sua atenção, concentração e têm uma dificuldade de ter uma análise racional das situações: as análises se fazem pela intuição e emoções, o que dá ao discurso características vagas e superficiais. Isto significa que tudo referente à cognição do histérico é muito exagerado e impressionável, entretanto, superficial, sem detalhes específicos. Por exemplo, o discurso dos pacientes com esse transtorno é impressionável mas carente de detalhes. Esses indivíduos costumam a generalizar e quando falam ou lembram de algo, não sabem dar detalhes, explicar ou dizer o porquê do determinado assunto. Isto pode ser também percebido nas famosas "respostas sem respostas", como "ah, porque sim."

Indivíduos histriônicos têm fortes traços hedonistas e têm severa intolerância ao tédio e rotina, estão sempre em busca de fortes estímulos, novidades e novas excitações. Isso também contribui para a instabilidade emocional, influenciando os variados outros contextos da vida do histriônico, como gostos, comportamentos e relacionamentos. 
Eles tendem sempre a ser instáveis em seus relacionamentos, por exemplo, porque tendem a conhecer entusiasdamente alguém, contudo, esse estusiasmo acaba dias depois quando percebem que se tornou rotineiro e velho; ou seja, suas amizades bem como romances podem não durar muito e frequentemente têm de estar mudando. 
Como são indíviduos evidentemente hedonistas, tendem a fazer apenas o que lhe dão prazer e, assim, deixam sempre para depois alguma tarefa importante ou rotineira, significativamente ruim ou cansativa. 
Eles fazem apenas tarefas estimulantes e prazerosas para eles, muitas vezes nem se quer se importando com a real importância das consequências que isto o trará sendo que com frequência nem chegam a fazer tais atividades cansativas ou pouco prazerosas.

Histriônicos necessitam de aprovações e sentimentos de serem importantes para outros o que faz freqüentemente exigirem que as outras pessoas também corram excessivamente atrás deles com o objetivo de se sentirem confortados, cuidados e amados. 
Quando estão carentes de afeto ou percebem que não são mais o centro das atenções sentem-se desconfortados, tristes e excluídos, podendo ter uma crise de expressionalidade emocional exagerada (dramatismo), bem como manipulações emocionais (ex.: acusações, exigências, tentativa de suicídio) ou sedutoras. Além disso, tendem a considerar os relacionamentos como mais íntimos do que geralmente são.
 Uma característica típica também da personalidade histriônica é a dificuldade de aceitar e resolver problemas o que conseqüentemente faz reprimi-los, levando a um quadro denominado histeria, uma capacidade que histriônicos têm em converter problemas emocionais para sintomas supostamente físicos.

São pessoas sugestionáveis: são muito abertos às opiniões e sugestões de outros. Isto casualmente faz dos histriônicos pessoas indecisas ou que mudam facilmente de opinião ou idéia totalmente contrárias. 
Podem falar algo para, em seguida, mudarem radicalmente de opinião, sendo que assim eles têm dificuldade em manter uma opinião fixa ou própria, concordando ou dependendo casualmente das sugestões alheias em relação ao que faz ou pensa. Por exemplo, é o caso da histriônica que, ao comprar dois vestidos, pede a sugestão da vendedora da loja, frequentemente afirmando depois para suas amigas "eu não soube exatamente qual vestido levar, então comprei este cuja vendedora da loja disse-me que achava mais elegante".

Como todos os transtornos de personalidade, os sintomas se tornam evidentes na adolescência ou no início da idade adulta e tendem a persistir pelo resto da vida. Vale relembrar que, como todotranstorno de personalidade, os sintomas do histrionismo são inflexíveis, duradouros e causam prejuízo significativo no indivíduo bem como às pessoas em sua volta.

De maneira geral, pessoas com transtorno de personalidade histriônica tendem a chegar ao psiquiatra, primeiramente, por conta da depressão ou sintomas físicos com causa emocional (sintomas histéricos). 
Quando chegam ao especialista por outras causas, frequentemente tendem a culpar os outros, como por exemplo, dizer dramaticamente que as outras pessoas o abandonam, sendo que na verdade, não reconhecem que seu comportamento é problemático, fruto de um transtorno de personalidade. Essa características é típica em todas as desordens da personalidade; essas pessoas nunca enxergam seu comportamento doentio, para elas é algo normal e com frequência dizem que são os outros que não as compreendem.

A palavra "histrionismo" vem de "histrião" que significa um indivíduo "ridículo, bobo, louco", bem como "dramático", por conta das pessoas que possuem esse distúrbio agirem dessa maneira, de forma teatral, pois o dramatismo é uma das características marcantes do histrionismo, o que faz geralmente as outras pessoas acharem que o histriônico está agindo de uma maneira falsamente exagerada ou irônica. 
Na realidade, essas pessoas são tidas como verdadeiros atores da vida, sendo esta um palco e eles os protagonistas com o principal objetivo de atrair o maior número de olhares e atenção possível das outras pessoas, a platéia. 
Mudam de "personagem" com frequência, como se na verdade, não tivessem apenas um modo estável de ser, o que leva constantemente a uma confusão interna, pois muitas vezes não sabem nem o que são ou o que querem.

Um padrão invasivo de excessiva emocionalidade e busca de atenção, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos, como indicado por cinco (ou mais) dos seguintes critérios:
  1. busca constante ou exigência de afirmação, aprovação ou elogios;
  2. auto-dramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções;
  3. alta sugestionabilidade, facilmente influenciada pelos outros ou por certas circunstâncias;
  4. sedução inapropriada em aparência ou comportamento;
  5. preocupação excessiva com a atratividade física;
  6. expressão de emoções exageradamente;
  7. expressão de emoções rapidamente mutável;
  8. egocentrismo nas satisfações;
  9. intolerância severa às frustrações e à não-satisfação;
  10. discurso impressionista e superficial. 

Eventualmente, o transtorno de personalidade histriônica pode ser confundido com outras desordens da personalidade, especialmente o transtorno de personalidade limítrofetranstorno de personalidade anti-socialnarcisismo e dependência.

Na personalidade borderline (limítrofe), apesar das duas personalidades terem em comum muitas características, como a instabilidade emocional, hipersensibilidade às rejeições, grande dependência afetiva, manipulação emocional, impulsividade, intolerância ao tédio e monotonia e sofrem de dissociações, deve-se ter em conta que borderlines costumam ter uma grande desregulação emocional, com pensamento de cisão-extremo (amar totalmente ou odiar totalmente), idealizam e se apaixonam rapidamente por pessoas recém-conhecidas, querem compartilhar segredos ou saber tudo da vida da pessoa recém-conhecida, fazem esforços excessivos para evitar um abandono, ficam bravas ou irritadas facilmente, têm uma impulsividade frequentemente auto-destrutiva, com tendências compulsivas como drogadiçãoalcoolismocleptomania, comer compulsivo e são pessoas frequentemente irritadiças, com grande sentimento de raiva evidente com explosões de ira. 
Histriônicos tendem a reagir sempre depressivamente e aos choros, enquanto que borderlines tendem a reagir de forma raivosa ou explosiva. Além disso, seus relacionamentos, assim como histriônicos, são instáveis, entretanto, borderlines têm relações intensas e ainda costumam ter relacionamentos sociais desgastados, enquanto que histriônicos tendem a ter um bom relacionamento social, contudo, superficial. Outra grande diferença também, está na preocupação excessiva com a aparência física do histriônico, levando, às vezes, às distorções corporais. Borderlines, entretanto, têm instabilidade da imagem corporal o que leva às distorções, diferente dos histriônicos que procuram incansavelmente chamar atenção com a aparência física sedutora, podendo levar às distorções da imagem. Além disso, borderlines não costumam erotizar relações não-sexuais e não têm uma tendência sedutora, como histriônicos.

Na personalidade anti-social (sociopatia), as duas personalidades apresentam muitas características em comum, tanto que eventualmente são difíceis de serem diferenciadas. 
Nas duas desordens, são pessoas imprevisíveis, impulsivas, intolerante às frustrações, impacientes e imediatistas, precipitadas, irresponsáveis, não toleram o tédio, regras e rotina, tendem a buscar sempre novas excitações, frequentemente se expondo às situações de risco e perigo, manipuladoras, excessivamente sedutoras e encantadoras, dificilmente mostram-se preocupadas com outros, não conseguem planejar um futuro ou objetivo estável, têm relacionamentos superficiais e podem exibir um comportamento aparentemente fingido. Porém, as características que diferem a personalidade histriônica do anti-social é que este último é composto por pessoas que não mantêm sentimentos por outros, não sentem culpa ou remorso, não respeitam outras pessoas, são desafiadores diante autoridades, mentirosos e, enquanto histriônicos reagem às frustrações da vida tendendo sempre à depressão, anti-sociais reagem de forma agressiva, rebelde ou com violência, propensos a atos anti-sociais como crimes. 
As manipulações feitas por sociopatas se diferem das manipulações de histéricos pelo fato de que o primeiro costuma manipular a fim de ganhar algo material que dê prazer apenas para si; enquanto histriônicos manipulam a fim de ganhar atenção e carinho. 
Outra grande diferença também é que pessoas com desordem histriônica são excessivamente hipersensíveis e emocionáveis, tendendo sempre às dramatizações, enquanto que anti-sociais são pessoas excessivamente frias emocionalmente, ou seja, não são sensíveis, não alimentam sentimentos por ninguém e frequentemente maltratam pessoas e/ou animais. Mas o que pode confundir-se ainda com o histrionismo, é que sociopatas são pessoas fingidas e muitas vezes são compulsivas por mentiras; histriônicos por terem um comportamento teatral, ocasionalmente, podem ser acusados de fingidos e, às vezes, a a fim de manipular para ganhar atenção, podem exagerar histórias; contudo, a grande diferença é que além das outras características citadas, anti-sociais não exageram histórias, pelo contrário, mentem a todo momento e para todo mundo, acreditam nas próprias mentiras, fingem sentimentos, emoções e histórias e não se arrependem disso, mas podem falar que vão mudar, enquanto nunca o fazem. 
Na realidade, sociopatas são verdadeiros dissimulados, egoístas, orgulhosos, enganam facilmente outras pessoas e têm muitas tendências narcisistas. Porém, apesar dessas diferenças citadas, algumas pessoas com transtorno de personalidade histriônicas podem apresentar muitas características da personalidade sociopática e vice-versa, por isso, a separação das duas desordens é confusa, tanto que pelo histrionismo ser um traço mais estereótipo da mulher, frequentemente mulheres com sintomas de ambos distúrbios são diagnosticadas como histriônicas, enquanto que os homens com os mesmos sintomas tendem a ser diagnosticados comotranstorno de personalidade anti-social, embora isto não queira dizer que homens não possam ser diagnosticados como histriônicos.

No transtorno de personalidade narcisista, a principal diferença entre a personalidade histriônica é o fato de que o primeiro transtorno é facilmente notado pelo seu egoísmo, orgulho e com alta tendência a achar-se superior e melhor que os outros. 
A vaidade excessiva típica do histriônico é diferenciada da vaidade narcisista pelo fato de que narcisistas estão sempre a se embelezar apenas para si mesmos, como se a beleza física fosse apenas para si mesmo, para mostrar aos outros o seu ar de superioridade; enquanto que histriônicos, pelo contrário, podem ter uma baixa auto-estima, frágeis e tendem a se embelezar para os outros e não para si, para que assim possam receber atenção e carinho. 
Os elogios dados aos narcisistas são interpretados como forma de se sentir ainda mais superior, ao passo que os elogios dados para histriônicos são interpretados como forma de suprir uma carência afetiva e ganhar atenção. 
Outra diferença entre as duas personalidades, é que a pessoa narcisista frequentemente dá uma grande impressão de metida e antipática para com outros e dificilmente expressam suas emoções por seu orgulho excessivo, como se ninguém merecesse suas emoções, apenas eles mesmos, por isso, podem aparentar ser pessoas frias emocionalmente e independentes. 
Diferente de histriônicos que aos olhos de outros aparentam ser simpáticos, encantadores, dramáticos e muito dependentes afetivamente. 
A pessoa narcisista, num relacionamento amoroso, tende a ser frio e pouco apegado ao parceiro, enquanto que histriônicos são totalmente o contrário, muito sensíveis, podem sofrer excessivamente, chorar facilmente, bem como entrar numa profunda depressão caso haja rejeição ou rompimento do relacionamento.

No transtorno de personalidade dependente e histriônica, ambos apresentam grande dependência afetiva e intolerância às rejeições, contudo, a diferença mais evidente entre os transtornos é que o primeiro transtorno é dependente não apenas emocionalmente mas também fisicamente e em variados contextos da vida. Além de outras características típicas dos histéricos como necessidade de ser o centro das atenções, dramatismo, manipulações, comportamento provocativo sexualmente, preocupação excessiva com aparência física, labilidade emocional etc., outras diferenças entre dependentes e histriônicos está na submissão em excesso do dependente, em relação às outras pessoas. 
Dependentes tendem a ser muito mais influenciáveis e ingênuos que histriônicos, pelo fato de se submeterem sempre às ordens de outrem, bem como nunca decidir sozinho opiniões, gostos e até comportamentos; são pessoas que podem viver infelizes porque fazem tudo o que os outros mandam, não conseguem escolher sozinhos o que devem fazer ou falar, estão sempre à procura de um relacionamento profundo para que não fiquem sozinhos e, ao contrário de narcisistas, pensam muito mais nos outros no que em si mesmos, frequentemente deixam de fazer coisas que gostam, por causa de outras pessoas. 
Em geral, as duas desordens de personalidade são hipersensíveis e sentem grande ansiedade ao ficar só, contudo, a mais notável diferença é a submissão excessiva tanto emocional como fisicamente do dependente.

Sintomas

  • Pessoas histéricas/histriônicas quando sentem que não são mais o centro das atenções em determinadas situações (desde uma simples conversa até festas, show, reuniões, jantares etc.) podem exibir um autodramatismo por não receberem afeto e atenção suficiente. Por exemplo, acusar os amigos de não gostar dele, de estar o excluindo da conversa ou ainda ter crises emocionais instáveis (como crises de riso ou choro), crises sociais (podem se isolar socialmente se perceberem que assim ganharão afeto e atenção) e surtos histéricos (passar mal: ter tonturas, desmaios, formigamentos, paralisias etc.)
  • Histriônicos com freqüência exibem uma aparência, comportamento e fala provocante ou inadequada. Sendo assim, eles geralmente vestem-se de forma sedutora (ex.: a mulher histriônica pode usar roupas curtas, com "decote" em variadas situações, sendo algumas não apropriadas) e seu comportamento pode ser provocante (ex.: dizer coisas provocantes aos homens). Além disso, pessoas com esse transtorno geralmente podem ser imprudentes, impulsivas e buscam constantemente novas excitações; podendo assim, serem rotuladas como "promíscuas", "vulgares", "taradas" etc.
  • As emoções são intensas mas superficiais. Pessoas com o transtorno, tendem a ter mudanças bruscas do humor, instabilidade de opiniões, gostos e comportamento. Não conseguem se estabilizar e vivem em inconstância, com severa dificuldade em seguir rotinas e monotonia. Gostam de uma coisa, para facilmente odiá-la ou enjoar. Podem mudar de idéias e gostos totalmente contrárias de uma hora para outra, bem como passar de uma crise de risos a uma crise de choros rapidamente, ou ainda surtos coléricos, o que leva a aparecer algo falso e superficial.
  • Histéricos buscam persistentemente elogios e aprovações como forma de ganhar afeto podendo, a partir da aparência física, terem uma forma de ganhar atenção. Essa forma pode ser desde uma aparência extravagante ou diferente, até uma aparência sexualmente sedutora. Por isso, eles freqüentemente têm uma preocupação excessiva com sua aparência, querendo sempre se "aperfeiçoar" e podem ter rompantes de raiva ou choro caso recebam críticas, não ganhem elogios ou ainda caso se achem "feios". Por exemplo, uma histriônica pode ficar irritada ou desconfortada caso, na visão dela, tenha saído mal em alguma foto. Além disso, ainda podem usar a aparência para manipulação, como por exemplo, dizer que se está feia, quando na verdade sabe que não se está, somente para se receber elogios de outros a partir de uma "humildade manipulativa".
  • Pessoas com Transtorno de Personalidade Histriônica têm um discurso geralmente teatral e exagerado, ou seja, dramático, contanto, eles não sabem dar detalhes a respeito do determinado assunto impressionista. Por exemplo, é o caso da histriônica que diz achar uma específica pessoa perfeita, ideal, contudo, não sabe dizer exatamente o porquê.
  • Uma das características principais do transtorno é a auto-dramatização. Histriônicos são o que as pessoas poderiam considerar de um verdadeiro exagerado ao extremo, pois eles exageram em variados contextos. Esses exageros são tão grandes que não raro parecem estar fingindo - por isso, a teatralidade. Histriônicos usam essa aparente "teatralidade" exagerando emoções, sentimentos, pensamentos, opiniões, atitudes, manias e comportamentos e, freqüentemente, fazem um "papel" em seus relacionamentos, como "a vítima", por exemplo. Entretanto, nem sempre eles se dão conta disso.
  • Por serem pessoas com uma labilidade marcante, estão sempre mudando e, por isso, podem ocasionalmente serem influenciadas por outras pessoas e, principalmente, por circunstâncias.
  • Pessoas histéricas tendem a exagerar também relacionamentos e, então, consideram estes mais íntimos do que realmente são. Isso pode ocorrer de diversas maneiras, como por exemplo,"abraçar" e "chamar" em público exageradamente, colocar diversos "apelidos" na pessoa etc.
  • Podem sofrer de transtornos histéricos conversivos: histriônicos não conseguem aceitar seus problemas e têm dificuldade em resolvê-los, por isso, frequentemente reprimem seus conflitos internos e desejos e acabam, de uma forma inconsciente, convertendo-os para sintomas físicos - histeria. Portanto, pessoas histéricas não raro vivem com sintomas físicos que muitas vezes não tem causa orgânica evidente. Esses sintomas geralmente são suspeitos de problemas neurológicos e ocorrem isoladamente ou não: febre, náusea, falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, sonolência, tonturas, desmaios, dores pelo corpo, cegueira, formigamento de uma parte do corpo, paralisia (pernas, braços, rosto, um só lado do corpo etc.), convulsões, mudez, amnésia entre outros. Contudo, outros sintomas não-neurológicos/psiquiátricos podem aparecer, como sintomas cardíacos, digestivos, hematológicos, respiratórios etc.
  • Histriônicos têm dificuldade em lidar com decepções e frustrações, além de não suportarem esperar; para eles, a recompensa deve ser imediata.
Pessoas histriônicas tendem a chegarem a um especialista (psiquiatra), pois freqüentemente podem sofrer de depressão.
  • Pessoas histriônicas tendem a se entendiar facilmente, buscando sempre algo novo para se fazer, pois para elas a rotina é insuportável; são impulsivas, imprudentes, exageradas, manipulativas, sedutoras, emocionáveis, impressionáveis, propensas à somatização (histeria) e podem, no começo, encantar a todos.
  • Freqüentemente ocorre com o Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline), Anti-Social (Sociopatia), Narcisista ou Dependente.
  • Causas

    A causa é indefinida, entretanto, deve-se considerar fatores biológicos e, principalmente, hereditários e ambientais/familiares. Não raro alguns histriônicos foram privados de atenção e afeto por parte de algum dos pais. Contudo sabe-se também que pessoas que têm familiares em geral com transtorno de personalidade, principalmente histriônico/histérico, limítrofe/borderline, anti-social/sociopático e narcisista, têm 2 vezes mais chances de apresentar o histrionismo; e pessoas que têm familiares muito próximos (pais e avós) com personalidade histriônica ou borderline têm 5 vezes mais chances de haver traços do primeiro distúrbio. Assim como a histeria, o histrionismo é mais comum nas mulheres.

    Referências









Nenhum comentário:

Postar um comentário