segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Relacionamento


Algumas pessoas não conseguem entender que todos nós dependemos uns dos outros. 
Muitos dizem que gostariam de trabalhar sem patrão para não depender de ninguém e não ser mandado por outra pessoa. 
Ledo engano. 
Eu, por exemplo, não tenho chefe. Tenho chefes. Muitos, graças a Deus. Dependo de muitas pessoas e quero depender cada vez mais de mais e mais pessoas. 
Meus chefes são os meus clientes. 
Pois essa é uma lei universal. 
Precisamos de todos para sobreviver.
Sabendo disso, algumas pessoas se perfazem, montam um personagem simpático para montar um relacionamento de amizade com todo mundo. 
Só que mais cedo ou mais tarde a máscara cai. 
Não é necessário fingir que gosta de uma pessoa, suportar a chatice de outra ou mentir que ama todos os seres humanos do planeta.
Devemos ser verdadeiros. 
E sentir tudo isso de forma verdadeira. 
Mas com educação.
Conheço muita gente que diz: 
“Olha, eu tenho uma qualidade: sou muito verdadeiro. 
As vezes as pessoas até não entendem e ficam com raiva de mim por eu ser muito verdadeiro. 
Mas se não gosto de uma pessoa, digo logo, na cara, afinal sou muito sincero.”.

Ser sincero não é sinônimo de qualidade absoluta. 
Na hora errada pode ser encarado como falta de educação. 
É ser grosso. 
Inconveniente. 
Ninguém gosta de ouvir, saindo da boca de outra pessoa, seus defeitos. 
Então, pra quê ser inconveniente?

Devemos ser sinceros, mas respeitando as outras pessoas. 
Existem diversas formas de falar uma crítica sincera sem ofender. 
Basta ter bom-senso e escolher a melhor forma. 
Se relacione com todos então, de forma sincera. 
Faça e cultive amizades sinceras. 
Ser amigo é ajudar e ser ajudado. 
Ajude seu amigo a vencer na vida que todos eles lhe ajudarão a crescer também. 
Essa é a lei! 
Faça um esforço para ser alegre com todos, simpático ou deseje pelo menos um belo e bom dia para todos que você encontrar pela frente antes de trabalhar. 

Lá na frente aquele seu amigo de faculdade poderá ser a pessoa que irá lhe contratar. 
Aquele amigo de trabalho poderá indicar você para outra empresa anos mais tarde. 
O chato do seu vizinho, que você acha chato mas ele não sabe e gosta de você, poderá indicar seus serviços para uma grande empresa. 
Pense nisso. 

Para fazer bons relacionamentos, o clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnagie. 
O mesmo escreveu este livro na década de 1930 e mesmo assim continua atualíssimo. 
Tudo isso que disse e muito, muito mais você irá encontrar nesta obra. 
Indispensável para todos os profissionais de qualquer área de atuação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário